Notícias

Treinamento para os agendadores do SISREG

Publicado em 9 nov 2022

No dia 21/10/2022, na sede da 16ª CRS em Lajeado, foi realizada uma capacitação para os agendadores do SISREG (Sistema de Regulação) de mais de 20 municípios da região do Vale do Taquari.
O objetivo do treinamento foi orientar sobre a importância da realização do “teste da orelhinha” dentro dos 30 primeiros dias após o nascimento e como efetuar o agendamento do mesmo, esclarecendo os fluxos corretos desta marcação.
Capacitação realizada com a Fonoaudióloga Gabriela Delazeri (16CRS) e Fonoaudióloga Aline Carneiro (CER II Encantado). A FundeF, representada pela Fonoaudióloga Rejane Londero, RT e coordenadora técnica do serviço de Reabilitação Auditiva, apresentou a instituição. Na sua fala ratificou a importância o protocolo da TANU frisando a necessidade deste teste no desenvolvimento global da criança, visto que, em caso de falha nesta triagem a criança será encaminhada para um exame de diagnóstico e poderá vir a apresentar perda auditiva, sendo necessária a intervenção o mais precoce possível. Colocou também as dificuldades enfrentadas pela instituição quando ocorrem faltas (ausência do paciente), agendamentos equivocados, tardios, pacientes que chegam atrasados e/ou que vem sem acompanhante. Orientou os presentes sobre os documentos necessários e preparo do paciente para a realização do teste.
Ainda foi demonstrado o que é uma prótese auditiva, acessórios necessários para manutenção das mesmas, e os agendadores ainda puderam tirar dúvidas, explanar as dificuldades enfrentadas pelos municípios e fazer sugestões de melhorias.

Mais notícias