Notícias

05 de Abril de 2017

FUNDEF é um dos destaques do programa Entrelinhas, da TV Univates

A entrevista coordenada pelo apresentador Jerson Zanchettin foi ao ar na quarta-feira, dia 5 de abril, às 19 horas. Ele conversou com o presidente da FUNDEF, Alain Viegas Detobel, a gerente da entidade, Graziela Finatto e o presidente do Sindicado dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale (Sincovat), Rui Mallmann. O programa destacou que o imposto de renda pode ser uma ferramenta de auxílio a entidades sociais, como forma de angarrear recursos para os mais diversos projetos.
O contribuinte pode destinar parte do valor devido à Receita Federal para projetos que ajudem crianças e adolescentes, por exemplo. A FUNDEF é uma das entidades que pode ser beneficada. Alain Viegas falou sobre a história da fundação, que é uma referência no Estado em tratamento de fissuras labiopalatais. Detobel destacou ainda, como são feitos os atendimentos e a realização profissional de fazer parte de uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente. " Participar do tratamento e ver o crescimento, a evolução do paciente é envolvente, é maravilhoso realizar sonhos."
O presidente do Sincovat explicou como o contribuinte pode fazer a destinação. Na própria declaração de ajuste (IRPF), o contribuinte tem um espaço para a destinação de parte do tributo a ser pago. A destinção pode ser feita durante o ano fiscal (6%) e no ajuste anual (3%) a partir do momento em que a Receita Federal disponibiliza o programa da Declaração anual até o último dia últil de abril, neste ano 28. Mallmann ainda apresentou dados apurados pela Receita Federal sindicato. "Nos 44 municípios da área de abrangência do Sincovat, o potencial no ano passado era de 5 milhões de reais, mas apenas 6% desse valor foi destinado, cerca de R$300 mil para entidades sociais."
A gerente da Fundação afirmou que as iniciativas que envolvem o atendimento à ações de interesse público na área social. "Vale ressaltar que existem órgãos de controle que acompanham a aplicação desses recursos. Se a instituição não aplicar corretamente os recursos poderá sofrer até sanções penais." Confira a entrevista completa no site da TV Univates: https://www.youtube.com/user/TVUNIVATES