Perguntas frequentes e dicas dos profissionais

Tire suas dúvidas lendo as perguntas mais frequentes sobre os nossos serviços, vendo as dicas dos nossos profissionais ou os vídeos explicativos. Caso ainda ficar com dúvidas, clique aqui.

O que é fissura labiopalatal?
É uma má formação que ocorre devido ao fechamento incompleto do lábio ou do céu da boca (palato) durante o período de gestação. Pode acometer somente o lábio, o palato ou ambos.

Como lidar com a ansiedade frente ao diagnóstico de fissura lábio palatal?
A busca de informação é fundamental neste momento, o diagnostico pode trazer muitas dúvidas e ansiedades para pais e familiares. Esse sentimento é normal e tende a diminuir conforme os pais adquirem informações sobre o tratamento. A busca por um centro de referência nesta área é essencial para que esse tratamento inicie com a maior brevidade.

A fissura labiopalatal é uma deficiência?
Não é uma deficiência, mas sim uma má formação congênita.

Qual a causa?
As causas das fissuras ainda são desconhecidas. Ocorrem por uma combinação de predisposição genética e fatores ambientais. A predisposição genética inclui a hereditariedade, enquanto os fatores ambientais podem estar relacionados com infecções, agentes químicos, fármacos, drogas, vírus e toxinas ambientais.

Qual a incidência de casos no Brasil?
De acordo com Organização Mundial de Saúde, a fissura labiopalatal atinge 1 em cada 650 nascimentos no Brasil.

Quando deve iniciar o tratamento?
Deve iniciar logo após o nascimento, ainda nas primeiras semanas de vida.

Como deve ser a alimentação de um bebê com fissura?
Alguns bebês não têm problemas com a alimentação, outros podem apresentar dificuldades, como a sucção inadequada. É preciso ter muita calma e paciência. Ofereça sempre em primeiro lugar o seio materno. Quando não é possível, os pais podem oferecer a mamadeira com bico que atenda melhor a necessidade do bebê. Nas primeiras mamadas é importante ter o acompanhamento de um profissional da área da saúde. Uma dica na hora de dar de mamar é colocar o bebê sempre sentado.

Quando é feita a cirurgia para a correção do lábio?
De acordo com o plano de tratamento da FUNDEF, a cirurgia para o fechamento do lábio é feita a partir dos três meses de idade.

Quando é feita a cirurgia para fechamento do palato?
A cirurgia de palato é feita a partir dos doze meses.

Como preparar o bebê para a cirurgia?
Se o bebê depende da mamadeira substitua a pela seringa, colher ou copo de forma gradual no período pré-operatório, sugere-se em torno de 30 dias antes da cirurgia. O bebê que mama no peito pode seguir a amamentação mesmo logo após a cirurgia.

O que trazer para a cirurgia?
Documentos pessoais do paciente e de seu responsável: identidade, cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Além disso utensílios de uso pessoal.

Quais os cuidados necessários após a cirurgia?
Os cuidados após a cirurgia devem ser rigorosamente seguidos conforme orientação da equipe. A participação da família é essencial nesta etapa.

Qual a orientação para alimentação após a cirurgia?
O paciente e o familiar recebem orientações da área nutrição, que elabora uma dieta para ser seguida em casa no período pós operatório. É importante observar que os alimentos, independe da cirurgia, estejam na temperatura ambiente ou fria.

Quando inicia o tratamento ortodôntico?
A partir dos 4 anos de idade. Os casos são avaliados individualmente e tratados de acordo com a necessidade de cada paciente.

A criança com fissura labiopalatal pode ter problemas de fala?
O setor de fonoaudiologia acompanha o paciente desde a primeira consulta quanto a orientação da estimulação do desenvolvimento da linguagem, da fala, voz, audição, cognição e alimentação. Crianças que apresentam fissura só no lábio tendem a não desenvolver problemas de fala. Já crianças com fissura no palato podem apresentar algum comprometimento na fala.