Notícias

01 de Junho de 2017

Idealizador da FUNDEF é entrevistado no programa Gestão, da Univates

O médico e especialista em Otorrinolaringologia Wilson Dewes conversou com o professor e apresentador, Gerson Bonfadini. O programa que vai ao ar todas as quintas-feiras tem duração de 30 minutos. Durante a entrevista Dewes, que é o idealizador da FUNDEF, falou sobre o início da carreira, o crescimento e os desafios impostos pela Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais.
Wilson contou que nasceu em Travesseiro, mas passou a maior parte da adolescência em Encantado. Ele se orgulha de ser o 8º especialista a começar a trabalhar em Lajeado. O médico contou detalhes de como nasceu a ideia de criar a entidade para atender pacientes fissurados em Lajeado, o apoio que teve e tem do hospital Bruno Born. Ele ressaltou ainda o trabalho dos colaboradores e voluntários que atuam na Fundação.
- As pessoas que se envolvem têm uma veiculação afetiva. Uma em cada 850 crianças no RS nascem com fissuras no lábio e ou palato e não é só a correção do lábio, é um contexto social que precisa acontecer como apoio logístico e humanitário.
O médico falou ainda sobre o outro serviço mantido pela entidade, que trata de pacientes com deficiência auditiva desde 2007.
- A FUNDEF atende 1600 pacientes por mês nos dois serviços. Só no ano passado foram realizadas 400 cirurgias. A Fundação é uma instituição que coloca Lajeado no topo do mundo, eu mesmo já operei em vários países entre eles, na China e nos Estados Unidos.
Dewes destacou ainda a batalha para a construção da nova sede que dura mais de 10 anos.
- Nós precisamos do nosso hospital para poder atender com melhor qualificação os nossos pacientes. A FUNDEF é um milagre surgiu por causa da participação comunitária e eu espero que dentro desse espírito, possa cumprir a missão, encerrou o médico.

O programa foi ao ar dia 1 de junho, às 21 horas, na TV fechada. A entrevista pode ser conferida também no Canal de Youtube da TV Univates.
https://www.youtube.com/watch?v=omwfsd8JzGI&feature=youtu.be