Agenda

Curso de especialização em ortodontia

Dia 01 de Setembro de 2015

Local: FUNDEF - Lajeado

Temas Abordados:

Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso de especialização em ortodontia. 

Duração: 36 meses

Periodicidade: Mensal ( segunda-sexta-feira)

Início: Setembro

Número de vagas: 5

Contato: (51)3714-3711

e-mail: graziela@fundef.org.br

 

Primeiro Curso Teórico

Dia 21 de Setembro de 2015

CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE FISSURAS LABIOPALATINAS

Dia 21 de Setembro de 2015

Festival do Livro

Dia 19 de Julho de 2017

Feijoada da FUNDEF

Dia 05 de Agosto de 2017

III CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE FISSURAS LABIOPALATAIS

Dia 30 de Novembro de 2017

Temas Abordados:


 
Datas:  30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro de 2017
 
 O Curso tem o objetivo de orientar e estimular colegas de todos os níveis na abordagem e manejo dos pacientes portadores de fissuras labiopalatais, fundamental para a expansão dos conhecimentos na área.
 
Local:
Realizado na cidade de Lajeado-RS, terá atividades na Clínica Wilson Dewes e no Hospital Bruno Born, onde funciona a Fundef (Fundação para Deformidades Craniofaciais).
 
Público alvo:
- Médicos com especialidades afins à área da Cirurgia Craniomaxilofacial,
- Dentistas com especialidades afins às áreas da Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial
- Fonoaudiólogos (abertas inscrições para o Módulo de Reabilitação Fonoaudiológica para os Fissurados no dia 2 de dezembro)
 
Programação Preliminar:
Dividimos o curso em módulos visando um aproveitamento máximo dos profissionais em suas respectivas áreas.
 
PRIMEIRO DIA
Módulo Geral
Com a participação de alunos de todas as áreas, daremos um enfoque aos conhecimentos básicos na área das fissuras labiopalatais como um todo, com uma programação incluindo aulas teóricas, seguidas de demonstração de vídeos de cirurgias editadas incluindo Queiloplastias, Rinoplastias, Palatoplastias, Cirurgias Ortognáticas, Enxertos ósseos alveolares, Distrações mandibulares e Lipoenxertia facial, além de discussões de casos e abertura para constante participação interativa dos alunos.
SEGUNDO DIA
Dividimos este dia por módulos com treinamento específico nas respectivas áreas, deixando aberto para participação dos inscritos de acordo com seus interesses específicos e de aprendizado.
Módulo Cirurgia
Acompanhamento de cirugias ao vivo no centro cirúrgico, englobando Queiloplastias, Palatoplastias, Rinoplastias e Cirurgias Bucomaxilofaciais, havendo interação direta com o cirurgião.
Módulo Ortodontia
Biomecânica aplicada ao tratamento de pacientes portadores de Fissura Lábio Palatina - Aula teórica e Hands on com Typodont. Serão abordadas mecânicas para preparo Orto-Cirúrgico, Nivelamento de pré-maxila, expansão assimétrica, Nivelamento de plano oclusal, correção da linha média, Descruzamento de dentes anteriores, entre outros.
Também será abordado a modelagem nasoalveolar para pacientes com fissura transforame unilateral e bilateral.
Módulo Bucomaxilofacial
Acompanhamento de cirurgias ao vivo e laboratório aplicado de enxerto ósseos, reposicionamento de pré-maxila associado a enxerto ósseos e cirurgia ortognática.
 
TERCEIRO DIA:
Módulo Fonoaudiologia e Discussão interativa de casos
Com a participação de alunos de todas as áreas, teremos a companhia também de inscritos da área da Fonoaudiologia. Neste dia daremos enfoque:
1) Atuação da fonoaudiológica teórico/prático: enfoque nas alterações da fala e alimentação em pacientes com fissura labiopalatina.
2) Nasofaringoscopia (mesa redonda):
Condutas e discussão de casos relacionados à insuficiência velofaríngea.
3) Discussão interativa de casos interessantes/difíceis estimulando e ilustrando a visão multidisciplinar da Cirurgia, Fonoaudiologia, Ortodontia e Bucomaxilofacial.
 
Brevemente  disporemos a programação completa detalhada através de todos nossos canais de divulgação!

 

Curso de especialização em ortodontia abre inscrições para a 5a turma

Dia 05 de Janeiro de 2018

Temas Abordados:



As aulas começam em janeiro de 2018, mas os interessados já podem garantir uma vaga. O grande diferencial do curso é o número de alunos, que é reduzido. São apenas 5 por turma, isso garante uma atenção especial por parte dos professores. Enquanto na região, o limite mínimo é de 12 pessoas por classe.